sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CRIATIVIDADE



Nos últimos tempos tenho ouvido falar em sair fora da caixa, ou seja, estimular a criatividade. Há quem utilize sair fora de pé, esticar-se.
Passo a explicar:
Sou consultor na área financeira, agora também seguros e imobiliário.
Na minha Actividade a criatividade nem sempre parece estar a porta.
Anote tudo
A primeira coisa que recomendo é possuir sempre ao seu alcance um caderno para anotações, saiba que está perdendo muitas ideias criativas que passam diante de seus olhos diariamente.

As ideias criativas não têm hora nem local para chegar, a criatividade é mais fácil de ser obtida por uma mente que está em alerta e pronta para registar as ideias.
Utilize um caderno para anotar as ideias que você tem durante o seu dia, faça esboços em desenho, enfim, crie o hábito de registrar as ideias que costuma vir a sua mente mesmo que a princípio elas não pareçam ser tão criativas quanto isso.
Faça associações
Esta, em minha opinião, é a melhor maneira de se obter soluções criativas: juntar dois elementos de universos completamente distintos para se obter um novo.
Muitas ideias criativas surgiram da união de duas coisas que aparentemente não tem nenhuma relação.

Mantenha-se informado
Informação é a matéria-prima da criatividade.

Esteja conectado a sites de informação relevante e variada, leia livros dos mais diversos assuntos e não apenas aqueles relacionados a sua actividade. Essa prática irá permitir ao seu cérebro fazer com que essas informações possam ser utilizadas como referências em seus projectos.

Tudo o que criamos em nossos projetos nada mais são do que representações de experiências já vividas como coisas que você viu, músicas que escutou ou lugares que visitou.
Quando eu digo “buscar informação” eu não me refiro apenas a ficar na frente de um computador navegando na internet. Recomendo principalmente sair da rotina, experimentar coisas novas, como você deseja obter um resultado diferente se sempre faz as mesmas coisas?
1% de inspiração e 99% de transpiração
Essa frase significa que a inspiração, aquele “start” que te leva desenfreadamente a criar uma solução para o projecto  é apenas uma pequena parte do processo de criação e que o principal é a transpiração, ou seja, o suor, o trabalho que deve ser realizado até a chegada a uma solução criativa.
Quantas horas dedicou a esboçar novos modelos para o projecto em busca da melhor solução?
Sobre isso eu gosto de fazer a seguinte comparação: imagine o seu cérebro como sendo uma caixa onde estão guardadas milhares de bolinhas vermelhas que representam as suas ideias comuns, nessa mesma caixa possui uma bolinha branca que representa uma ideia inovadora, agora imagine que você deva colocar a mão dentro da caixa tentando encontrar a bolinha branca (a ideia inovadora), na maioria das vezes você irá pegar as bolinhas vermelhas (ideias comuns), o ato de colocar a mão dentro da caixa para tirar uma bolinha representam os esboços, as tentativas, as experimentações, etc.
Ou seja, quanto mais vezes você colocar a mão dentro da caixa e tirar uma bolinha mais aumentam as suas chances de pegar a bolinha branca, ou seja, a ideia inovadora.
Essas dicas que acabei de citar sempre dão certo, a criatividade pode ser trabalhada, exercitada e até mesmo desenvolvida, ao pôr em prática essas atitudes você perceberá uma evolução na sua capacidade de gerar soluções criativas e isso influenciará positivamente em seus projectos.
Agora dê a sua contribuição para este artigo dizendo nos comentários o que você costuma fazer para gerar soluções criativas em seus Projectos? Já utilizou algumas das técnicas mencionadas? Compartilhe comigo a sua experiência ou opinião sobre o artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário