segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CARTÃO DE CRÉDITO

Vou tentar esclarecer, numa primeira abordagem algumas questões com que muitas vezes sou confrontado, relativamente ao Cartão de Crédito.

Espero também o vosso contributo na construção destas ideias:

- O que é um cartão de Crédito?
É um meio de pagamento que permite efectuar compras ou levantar dinheiro (cash advance) até um determinado limite de utilização previamente acordado.
O crédito utilizado pode ser liquidado na totalidade ou em parte, no final de um período especifico  que varia entre 20 a 50 dias (a partir do dia em que a compra é feita).
Caso o total do saldo utilizado não seja liquidado na totalidade, são cobrados juros sobre o montante por liquidar.

Porquê o uso do cartão de Crédito?
Algumas entidades dão preferência a pagamentos via cartão de Crédito: Agências de Viagem, Companhias Aéreas, Empresas de Aluguer de Viaturas, Hotéis, Compras Online, Restaurantes, Spa's, etc. etc. etc. Além disso, é a forma mais eficiente de transportar dinheiro, principalmente entre diferentes Países. É Seguro, fácil e cómodo.

- Que Vantagens possui?
1) A primeira que facilmente se vislumbra é a conveniência. 

2) Segurança - Normalmente possuem seguro de roubo e perda.

3) Pode ser útil numa situação de emergência  A maioria dos hospitais e farmácias, aceita o cartão de crédito sem problemas. Pode ser utilizado em mais de 30 milhões de estabelecimentos em todo o mundo.

4) O cartão dá folga de até 50 dias.

5) Dá poder de compra – Isso significa que podemos adquirir um bem que precisamos, sem ter o dinheiro necessário. 
Talvez seja essa a maior vantagem que se transforma facilmente em desvantagem, quando não há controlo. 

6) Cartões de crédito são internacionais. 
Cartões como Mastercard e Visa são aceites – presencialmente ou virtualmente – em quase todos os cantos do mundo. 
Pode ser usado para alugar um camelo no Egito. 
Ou um Lama no Peru. 
Aliás, para alugar um carro em qualquer parte do mundo, precisamos possuir de um cartão de crédito. 

7) Outro benefício é que podemos parcelar os pagamentos, sem juros. 
E é muito melhor do que ficar distribuindo cheques pré-datados, com todos os nossos dados e mais a nossa assinatura. 
Cheques esses, que muitas vezes vão parar na mão de terceiros. 

Se o seu cartão for do tipo que usa um chip, nem precisamos assinar, basta um código, o que ajuda a preservar os nossos dados.

8) Alguns cartões de crédito oferecem prémios, descontos, bónus, milhas, etc.
Um utilizador racional aproveita essas oportunidades sem se comprometer financeiramente.

9) Mais uma vantagem do cartão (especialmente para aqueles que fazem orçamentos) é que nos permite visualizar através do seu extrato, de uma só vez, para onde vai o nosso dinheiro.

10) Tem acesso a crédito imediato, sem precisar de garantias, de fiador, de preenchimento de notas promissórias e tantas outras burocracias para quem necessita de crédito. Evidentemente, os juros serão elevados se não estivermos seguros do que estamos a fazer e permitir que o saldo se acumule sem pagamentos integrais.

Você consegue ver alguma outra vantagem? Mantenha sua mente aberta.

- E Desvantagens?
1) A primeira delas e a mais evidente - é a ilusória sensação que o cartão traz “dinheiro no bolso”. 
O cartão representa um crédito e não dinheiro vivo.

2) Facilidade é vantagem e desvantagem. É comum escutarmos que com o cartão de crédito tudo é fácil: utilizar, comprar, guardar, e claro - gastar além da conta, enrolarmo-nos e endividarmo-nos. Fácil e rápido.

3) Se compramos coisas com o cartão de crédito e quando a fatura chega, pagamos integralmente, muito bem, fizemos uso das vantagens anteriormente citadas, inclusive utilizar os 50 de crédito gratuito. 
Mas, se quando a fatura chegar decidirmos pagar apenas o mínimo (ou não pagar tudo) porque não podemos, ou simplesmente porque não nos apetece, bem, então, na verdade estamos a utilizar a maior de todas as desvantagens do cartão de crédito: a segunda maior taxa de juros do mercado.

4) Fraude: no mundo físico e virtual. São inúmeras as histórias que escutamos sobre como os cartões de crédito são clonados. 

5) Podemos facilmente perder a noção de quanto gastamos (a questão da invisibilidade do dinheiro). Pequenos gastos vão se somando e sem demora se transformam-se numa quantia imensa, difícil de ser paga.
Numa sociedade consumista, em que o que vale é o aqui e agora, o cartão de crédito nas nossas mãos, é realmente um grande risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário